Estudo mostra que brasileiro consome mais leite

/, Blog, Mercado/Estudo mostra que brasileiro consome mais leite

Estudo mostra que brasileiro consome mais leite

O brasileiro está consumindo mais leite e esse produto tem melhor qualidade. Em 2012, o consumo anual de leite subiu para 177 litros por pessoa, considerando o produto e seus derivados.

Ao atingir essa marca, o consumo teve evolução de 2,3% no período, segundo Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Esses dados são resultados de estudo feito pela associação sobre o setor.

Rubez acredita que o crescimento se repetirá neste ano, com o consumo subindo para uma marca próxima de 181 litros per capita.

A meta nos próximos cinco ano é se aproximar dos 200 litros recomendados pelo Ministério da Saúde, prevê o presidente da Leite Brasil.

A produção nacional de leite atingiu 33 bilhões de litros no ano passado. Destes, 21,7 bilhões de litros foram industrializados. Neste ano, a produção deverá subir para 34 bilhões, com a industrialização de 24 bilhões de litros.

Um dos pontos positivos do do setor é a queda no consumo de leite informal, afirma Rubez. Em 2011, pelo menos 10,4 bilhões de litros de leite consumidos entravam nas estatísticas como informais. Neste ano, recuará para 10 bilhões, segundo Rubez.

O consumidor se beneficiou dessa oferta maior de produto pagando apenas 2% a mais pelo leite longa vida no ano passado, abaixo da taxa média de inflação, aponta o estudo da associação.

Já o produtor não teve a mesma sorte. O ano não tem sido fácil para ele porque os custos tiveram alta de 20%, segundo Paulo Ozaki, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Além de problemas climáticos, que afetaram as pastagens, os custos da alimentação dos animais ficaram bem mais elevados.

A quebra de safra de milho nos Estados Unidos provocou alta também na soja. Além disso, permitiu exportações recordes de milho pelo Brasil, elevando o preço interno.

Com a entrada da nova safra, a pressão dos custos de produção será menor, melhorando as margens. É o que apuraram os técnicos do Cepea junto a produtores e indústrias desse setor.

A cadeia de produção terá de absorver, no entanto, o reajuste de 9% do salário mínimo, segundo o Cepea.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/1234796-estudo-mostra-que-brasileiro-consome-mais-leite.shtml

By | 2013-03-27T04:34:03+03:00 março 27th, 2013|Blog, Blog, Mercado|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA Image

Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.