Promotoria denuncia 12 pessoas sob acusação de fraudar leite

/, Blog, Mercado, Notícias/Promotoria denuncia 12 pessoas sob acusação de fraudar leite

Promotoria denuncia 12 pessoas sob acusação de fraudar leite

Doze pessoas foram denunciadas hoje pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul sob acusação de participação em um esquema de adulteração de leite, de dezembro de 2012 a maio de 2013.

Os acusados fazem parte do núcleo de Ibirubá (RS) identificado pela Operação Leite Compen$ado, desencadeada no último dia 8. As acusações são de formação de quadrilha, adulteração de produto alimentício destinado a consumo e lavagem de dinheiro.

Dentre os denunciados, seis estão detidos no Presídio Estadual de Espumoso desde o dia em que a ação começou. Outras duas pessoas foram ouvidas naquele mesmo dia e liberadas em seguida. Não há previsão de pedidos de prisão para os acusados que estão em liberdade, segundo a Promotoria.

Foi a segunda denúncia apresentada em decorrência da investigação. Ontem, outras duas pessoas foram denunciadas por adulteração de produto alimentício destinado a consumo no núcleo de Guaporé (RS).

Operação
A operação Leite Compen$ado investiga um esquema de adulteração de leite no Rio Grande do Sul.

O leite tinha o volume alterado com uma mistura de água e ureia (que contém formol, substância cancerígena). Transportadores do produto, que levam o leite dos produtores às indústrias de processamento, eram os responsáveis pela adulteração.

Lotes de quatro marcas (Latvida, Italac, Mu-Mu e Líder) foram retirados de circulação. As quatro empresas informaram que já retiraram de circulação os lotes recomendados pelo Ministério da Agricultura e colocaram-se à disposição dos órgãos que coordenam a operação. Elas negam envolvimento no esquema.

A indústria VRS, fabricante do leite Latvida, já teve uma audiência com o Ministério Público do RS na terça-feira (14), para dar início à negociação de um possível TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). As outras empresas serão ouvidas nos próximos dias, segundo a Promotoria.

Veja aqui os lotes retirados do mercado:

Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)

Italac Semidesnatado (L12KM1),

Líder UHT Integral (Lote TAP1MB – Produzido em 17/12/2012 e com validade até 17/04/2013),

Mumu UHT Integral (Lote 3ARC),

Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/promotoria-denuncia-12-pessoas-sob-acusacao-de-fraudar-leite_182565/

By | 2013-05-21T02:33:20+03:00 maio 21st, 2013|Blog, Blog, Mercado, Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA Image

Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.