Girolando FZD

Girolando FZD , Mais Genética, Mais Leite.

Fazenda Fazendão

Quando se fala de gado Girolando e do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, o primeiro nome que surge é o do Sr. Antonio de Souza Salgueiro.

Nascido em Minas Gerais, Antonio de Souza Salgueiro é uma referencia para a pecuária leiteira do Estado de Mato Grosso do Sul. É engenheiro, mas encontrou na Pecuária a sua satisfação de vida.

ronan_antonio_salgueiro

Sócio da Associação dos Criadores de Girolando do Brasil desde 29/08/1993.
Sócio nº 06 no Mato Grosso do Sul
Sócio nº 1.186 no Brasil

A Fazenda Fazendão iniciou seus trabalhos na década de 70 e hoje é uma das mais tradicionais fazendas de gado leiteiro do Mato Grosso do Sul.
Há mais de 35 anos atrás foi buscar em grandes criatórios do estado de Minas Gerais o gado Gir Leiteiro para acasalar com o Holandês, numa empreitada que muitos não acreditavam que podia dar certo.

Iniciou seu plantel com as melhores vacas das Fazendas: Brasilia, 3R, FB Barreto, Poções , entre outras. Usando sêmen dos melhores touros dos Programas de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, como: Benfeitor Raposo da Cal, C.A Everest, C.A Sansão, Caju de Brasília, Modelo TE de Brasília, Vaidoso da Silvânia, Teatro da Silvânia, Radar dos Poções, Jaguar TE do Gavião, Barbante , Vale Ouro entre outros.

Os resultados foram animais Girolando com Mais Genética e Mais Leite.

Começava aí o rebanho Girolando no Estado do Mato Grosso do Sul!

De lá para cá, se consolidou como uma importante fazenda receptora de tecnologia, estando sempre à frente na busca de genética e produtividade.

A Fazenda Fazendão é considerada uma das principais fazendas produtoras de Genética Girolando do Mato Grosso do Sul. Não é à toa que ainda hoje, em muitos lugares que chegamos para prosear sobre a raça em nosso Estado, falam do “Girolando do Salgueiro”.
A história do Girolando no Mato Grosso do Sul confunde-se com a história da Fazenda Fazendão na pecuária leiteira.

O Girolando FZD realiza um Leilão anual, que acontece sempre durante a Expogrande, ofertando animais Girolando e Gir Leiteiro de altíssima qualidade genética.

Localizada na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, possui uma área total de 450 hectares e um rebanho de 400 animais, todos registradas e com Controle Leiteiro pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Manejo

Os animais são divido em lotes conforme a produção diária e recebem ração concentrada, produzida pela Allimenta Nutrição Animal, na razão de 1kg para cada 2,5 litros de Leite produzido por dia, dividido o total em dois tratos diários, pela manhã e à tarde, e 100 gramas/dia de sal Servisal Leite.
Os animais permanecem em pastos rotacionados de Mombaça, entre as ordenhas e a noite.
A ordenha é feita duas vezes ao dia. Atualmente, estão sendo ordenhadas 80 vacas, produzindo em média mais de 1.000 litros diários.

Programa Reprodutivo

Através de um intenso processo de seleção o plantel é constituído de animais com mais de 20 anos de inseminação artificial.

Para aumentar a rentabilidade na atividade leiteira, trabalhamos com um programa reprodutivo, capaz de manter os índices zootécnicos dentro de parâmetros eficientes. Para isso, a fazenda adota programas que contemplam a visita quinzenal do veterinário Moacir Muller (MMPlan), que é responsável pelas áreas de nutrição, sanidade e reprodução. Realizando protocolos de sincronização e inseminação artificial em tempo fixo (IATF), implante de embriões nas vacas e novilhas. Os excelentes resultados propicia um menor intervalo entre partos, maior número de vacas em lactação e de bezerras nascidos por ano.

Aliado a tudo isto, a Fazenda possui também um programa de transferência de embriões, utilizando a técnica da Fertilização In Vitro (FIV) e TE, realizado pelo médico veterinário Luiz Fabiano Rezende. As melhores vacas se tornam doadoras e são acasaladas com os principais touros Holandês, Girolando e Gir Leiteiro, o que garante o nascimento de animais geneticamente diferenciados.

Os acasalamentos são definidos com muito critério, levando em consideração as avaliações das características de conformação e de manejo e as estratégias de cruzamento da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, utilizando sempre sêmens dos melhores touros disponíveis nas centrais de inseminação.

Alguns touros que utilizamos no processo de melhoramento genético:
Jayven – Braxton – Wildman – Morty – Lou – Shottle – Planet – Blitz – Paramount – Onward – Bellwood – Convincer – Celsius Dolman – Paviljon – Etazon Fruita – Sanches – C.A Sansão – Vale Ouro de Brasilia – Baxter – Doberman – AfterShock – Ammon – Zelgadis – Sherac – Cancun

Venda Permanente

Os animais, prenhezes, embriões e aspirações estão permanentemente à venda, assim disponibilizamos aos produtores o que existe de melhor, seja no Gir Leiteiro ou no Girolando.

Conheçam no site nosso animais e acompanhem nossos Leilões.

Nossa realização é ver nossos animais, a cada dia produzindo mais e transformando capim em leite.

Assine nossa Newsletter

Arquivos