ABCGIL e Embrapa querem ampliar o programa de melhoramento genético do Gir Leiteiro

/, Blog, Genética, Gir Leiteiro/ABCGIL e Embrapa querem ampliar o programa de melhoramento genético do Gir Leiteiro

ABCGIL e Embrapa querem ampliar o programa de melhoramento genético do Gir Leiteiro

A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) está cadastrando fazendas para colaborar com o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), desenvolvido em parceria com a Embrapa desde 1985. O objetivo do programa é promover o melhoramento do Gir Leiteiro por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para características de produção, manejo e conformação. Anualmente as instituições publicam o Sumário Brasileiro de Touros, onde se verifica o Teste de Progênie da raça.

As fazendas aprovadas para participar do programa receberão sêmen gratuitamente para inseminação artificial e melhoramento genético de seus rebanhos. Todas as despesas com controle leiteiro, visitas técnicas e distribuição de sêmen são por conta do PNMGL. Por outro lado, os produtores escolhidos se comprometem a reter as fêmeas participantes do programa até o encerramento da primeira lactação. Atualmente, o PNMGL conta com mais de 600 fazendas colaboradoras cadastradas, entre rebanhos de Gir Leiteiro, puros e mestiços.

Os slogans da campanha que visa arregimentar novos rebanhos estimulam o participante: “Você participa e ganha melhoramento genético – tudo que vai volta, e volta melhor.” Mas para participar as propriedades devem atender a critérios mínimos para o bom desenvolvimento do trabalho e avalição das progênies. Entre outras exigências, a propriedade deve possuir estrutura mínima para inseminação artificial, como equipamentos para manuseio do sêmen e botijões de armazenamento. O rebanho também deve ter boa escrituração zootécnica para fornecer ao programa informações necessárias referente a utilização do sêmen (inseminação, nascimento, etc) durante as visitas de acompanhamento.

Mais informações entrar em contato com a ABCGIL.

Fonte:MilkPoint.
http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/racas-e-genetica/abcgil-e-embrapa-querem-ampliar-o-programa-de-melhoramento-genetico-do-gir-leiteiro-78629n.aspx

By | 2012-04-18T09:03:20+03:00 abril 10th, 2012|Blog, Blog, Genética, Gir Leiteiro|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA Image

Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.