Goiás recebe projeto de melhoramento genético do girolando

jun 19, 2012   //   de admin   //   Blog, Blog, Genética  //  Nenhum Comentário

Técnica da Embrapa estimula a transferência de embriões para o melhoramento de raças.

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) levará uma nova técnica de melhoramento genético para o estado. A técnica foi desenvolvida pela Embrapa e será aplicada primeiramente na cidade de Quirinópolis.

Na unidade da Embrapa Arroz e Feijão, será instalado o Centro de Multiplicação Genética de Bovinos de Goiás (CMGB). No laboratório de reprodução animal do centro, serão produzidos embriões de gado girolando.

O objetivo do projeto é estimular a transferência de embriões como prática para o melhoramento genético do rebanho bovino, que possibilita melhores resultados na produção de carne e leite. A técnica da Embrapa permite que uma vaca produza em torno de 412 embriões durante toda a vida adulta. O normal é que ela gere apenas um por ano reprodutivo.

De acordo com o projeto, o melhoramento genético deve aperfeiçoar o aproveitamento das áreas usadas para a produção bovina e, consequentemente, contribuir para a geração de emprego e renda na região. Depois de uma primeira etapa de implantação em Quirinópolis, o projeto será estendido a outros municípios goianos. Apenas na fase inicial, serão disponibilizados 5 mil embriões distribuídos em 25 propriedades.

Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: http://www.cpt.com.br/noticias/goias-recebe-projeto-de-melhoramento-genetico-do-girolando#ixzz1yCXbDo1Z

Deixe um comentário

CAPTCHA Image

Reload Image

Assine nossa Newsletter

Arquivos