Laticínios terão de informar com antecedência preço pago pelo leite

/, Blog, Mercado/Laticínios terão de informar com antecedência preço pago pelo leite

Laticínios terão de informar com antecedência preço pago pelo leite

Lei federal, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, obriga empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informar ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega. A punição prevista para a empresa que descumprir a regra é o pagamento do maior preço praticado no mercado.

Conforme a Agência Senado, o projeto procura intervir na relação desigual que existe entre grandes laticínios e pequenos e médios produtores, geralmente muito mais expostos ao risco das variações de preço e dos custos de produção.

“Obrigar os laticínios a divulgar os preços que serão pagos até o dia 25 de cada mês permite ao produtor, ao menos, optar por outro laticínio [quando possível], barganhar melhores preços ou mesmo planejar o aumento ou a redução do uso de insumos na produção, a fim de obter a melhor relação custo-benefício de sua atividade”, afirma o senador Acir Gurgacz (PDT/RO), que foi relator do projeto na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

Aline dos Santos

By | 2012-06-20T22:36:47+03:00 junho 20th, 2012|Blog, Blog, Mercado|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA Image

Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.