1º Conferência Nacional do Leite – Propostas de melhoria.

//, Eventos, Mercado/1º Conferência Nacional do Leite – Propostas de melhoria.

1º Conferência Nacional do Leite – Propostas de melhoria.

Produtores de leite de todo o país entregaram ao governo uma lista com 135 propostas de melhoria para o setor.

As propostas estão divididas em 11 temas: sanidade, defesa comercial, capacitação e assistência técnica, políticas de crédito, tributação, infraestrutura e logística, promoção comercial, legislação, fiscalização, pesquisa e desenvolvimento e organização do setor. Entre as proposições Milene Nantes destaca a garantia da defesa comercial do mercado lácteo brasileiro, por meio de renovação do acordo de cotas e preços do leite em pó argentino, incluindo os queijos e o soro de leite, além do estabelecimento de costas e preços dos produtos provenientes do Uruguai.

 

O documento foi o resultado dos debates de uma conferência em Brasília. A melhoria da infraestrutura no campo foi uma das reivindicações da Conferência Nacional do Leite, que reuniu representantes de produtores, trabalhadores rurais, cooperativas e indústrias. O documento, com 135 propostas, foi entregue ao governo federal.

O setor pede a melhoria do abastecimento e distribuição de energia elétrica e internet banda larga, o uso dos créditos do PIS/COFINS para custeio e investimento em programas de capacitação de produtores e modernização do parque industrial, a renovação do acordo de cotas e preços do leite em pó importado da Argentina e a inclusão neste acordo do queijo e do soro de leite.

De acordo com o presidente da Comissão de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o acordo entre nosso país e a Argentina vence agora no final do mês.

As propostas para o setor leiteiro foram entregues aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Eles acenaram com a possibilidade de criação de um grupo interministerial para estudar o documento. Durante o encontro também foi criado o Conselho Nacional do Leite. “Que tenha um representante de cada elo desta cadeia e que permanentemente faça a interlocução com os governos do município e estado na União cobrando a implementação de uma política nacional”, diz o presidente da Subcomissão do Leite, deputado Domingos Sávio, do PSDB-MG.

Representantes da área de pesquisa e extensão rural também participaram da elaboração do documento.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/11/produtores-de-leite-levam-ao-governo-propostas-de-melhoria-para-o-setor.html

By | 2012-11-12T17:41:02+03:00 novembro 12th, 2012|Blog, Eventos, Mercado|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA Image

Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.